Empresas do Grupo

+

EBF Revestimento

EBF Revestimento
EBF Revestimento

EBF Revestimento

Alta produtividade em tratamentos superficiais de cobre e bronze.

Realizado em peças de aço carbono, o eletro revestimento é um procedimento de alta produtividade e que garante proteção contra a oxidação. É feito em lotes e num processo contínuo. Atualmente, são usados dois tipos de revestimentos cobre e bronze.

As peças são protegidas por um óleo vegetal, evitando a oxidação grosseira, que é difícil de remover no processo de banho. Depois, seguem para cestos rotativos, sextavados e perfurados, são mergulhadas em diversos tanques, de diferentes funcionalidades, conforme as etapas a seguir:

As Etapas

1) Tanque de decapagem química - um produto químico desengraxante remove o óleo protetivo e as impurezas superficiais das peças.

2) Tanque de lavagem – é utilizada água desmineralizada, ou seja, isenta de íons de cálcio, potássio etc.

3) Desengraxe eletrolítico – produto químico desengraxante, com corrente elétrica, garante uma limpeza eficaz das peças.

4) Tanque de lavagem – novamente é utilizada água desmineralizada.

5) Tanque de ativação – solução de ácido clorídrico com concentração de aproximadamente 15%.

6) Tanque de lavagem – submete-se mais uma vez à água desmineralizada.

7) Revestimento – realizado por corrente alternada, com a presença de cobre e estanho, que migram para as peças, formando uma camada de cobre ou de liga de bronze (cobre+estanho). São dois os tipos de banhos:

  • cobre - Cianeto de Cobre, Hidróxido de Potássio, Cianeto de Potássio, Anodo de Cobre e Aditivo Abrilhantador(FGH)
  • bronze - Estanato de Potássio, Cianeto de Cobre, Hidróxido de Potássio, Cianeto de Potássio, Anodo de Cobre, Carbonato de Potássio e Aditivo Abrilhantador(FGH).

8) Tanque de lavagem – usada água desmineralizada quente (temperatura de 50ºC) para evitar mancha nas peças.

9) Peças – são retiradas do cesto sextavado e inicia-se a secagem em turbo vibratório, com sabugo de milho aquecido por resistência.

Produtividade

Banho de Cobre: 3.600 Kg x dia
Banho de Bronze: 16.000 Kg x dia